segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Entenda os três pilares da sustentabilidade



É comum surgir, de tempos em tempos, novos paradigmas no mundo corporativo que acabam alterando significativamente a maneira como as empresas se posicionam perante seus públicos e a sociedade em geral.
Houve épocas em que a relação produção versus tempo era o atributo de destaque entre os concorrentes. Surgiu, posteriormente, a necessidade de humanização das marcas, dando uma maior importância à imagem e à relação com seus consumidores.

De alguns anos para cá, parece que a menina dos olhos das empresas tem sido a tal da sustentabilidade. E, desde então, observa-se o esforço incansável das organizações na promoção de ações e divulgação dessa poderosa palavra em anúncios, logomarcas, propagandas e embalagens de todos os produtos possíveis.

Mas, afinal, o que é sustentabilidade? Você também já se viu com essa dúvida? Então confira nosso post e entenda exatamente do que se trata esse tão difundido conceito:
A confusão de conceitos
Durante muito tempo se acreditou, erroneamente, que a sustentabilidade estaria diretamente relacionada ao meio ambiente. Seguindo esse princípio, as empresas começaram a fomentar projetos de preservação da flora e da fauna, de reflorestamento, de proteção a espécies ameaçadas de extinção, dentre outras ações pontuais que, por mais que sejam válidas, não representam, em si, o conceito mais amplo do desenvolvimento sustentável.
Os três pilares

Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
Para existir sustentabilidade empresarial, ela precisa de três pilares — que se baseiam em práticas consideradas ideais para a preservação do meio ambiente, uso de materiais renováveis e redução do desperdício. Esses três pilares dependem um do outro e devem interagir entre si de maneira harmoniosa. Saiba quais são eles a seguir:

Os três pilares da sustentabilidade empresarial

Pilar ambiental
Refere-se à preservação ambiental e dos recursos naturais, além da redução do desperdício de materiais. Para amenizar os impactos ambientais negativos, a empresa deve implementar maneiras de evitá-los ou compensá-los. Por exemplo, criar projetos que tenham impacto ambiental menor, investir em alternativas saudáveis de acordo com a região e medir a quantidade de carbono emitido pelos seus processos produtivos, adequando-se às normas vigentes.

Pilar social
Diz respeito ao capital humano relacionado às atividades do empreendimento, incluindo a comunidade, o público-alvo, os fornecedores e a sociedade em geral. Compreende salários adequados à legislação trabalhista, ao bem-estar e à saúde dos funcionários e de suas famílias, bem como o desenvolvimento pessoal e coletivo. As empresas devem analisar como suas atividades interferem nas comunidades, avaliando inclusive características sociais como educação, lazer e segurança.

Pilar econômico
Inclui assuntos referentes à produção, distribuição e consumo de bens e serviços, considerando os pilares ambiental e social. Pressupõe-se que, para haver sustentabilidade, a empresa não pode lucrar ao mesmo tempo em que devasta o meio ambiente ou proporciona más condições de trabalho aos seus funcionários. Outro quesito importante é a competitividade justa com os concorrentes no mercado.
FONTE:http://www.fragmaq.com.br/blog/conheca-sao-3-pilares-sustentabilidade-empresarial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário