É comum surgir, de
tempos em tempos, novos paradigmas no mundo corporativo que acabam alterando
significativamente a maneira como as empresas se posicionam perante seus
públicos e a sociedade em geral.
Houve épocas em que
a relação produção versus tempo era o atributo de destaque entre os
concorrentes. Surgiu, posteriormente, a necessidade de humanização das marcas,
dando uma maior importância à imagem e à relação com seus consumidores.
De alguns anos para
cá, parece que a menina dos olhos das empresas tem sido a tal da
sustentabilidade. E, desde então, observa-se o esforço incansável das
organizações na promoção de ações e divulgação dessa poderosa palavra em
anúncios, logomarcas, propagandas e embalagens de todos os produtos possíveis.
Mas, afinal, o que
é sustentabilidade? Você também já se viu com essa dúvida? Então confira nosso
post e entenda exatamente do que se trata esse tão difundido conceito:
A confusão de
conceitos
Durante muito tempo
se acreditou, erroneamente, que a sustentabilidade estaria diretamente
relacionada ao meio ambiente. Seguindo esse princípio, as empresas começaram a
fomentar projetos de preservação da flora e da fauna, de reflorestamento, de
proteção a espécies ameaçadas de extinção, dentre outras ações pontuais que,
por mais que sejam válidas, não representam, em si, o conceito mais amplo do
desenvolvimento sustentável.
Os três pilares
Atualmente, essa
ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental.
Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que
esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente
harmoniosa.
Para existir sustentabilidade empresarial, ela precisa de
três pilares — que se baseiam em práticas consideradas ideais para a
preservação do meio ambiente, uso de materiais renováveis e redução do
desperdício. Esses três pilares dependem um do outro e devem interagir entre si
de maneira harmoniosa. Saiba quais são eles a seguir:
Os três pilares da sustentabilidade empresarial
Pilar ambiental
Refere-se à preservação ambiental e dos recursos naturais,
além da redução do desperdício de materiais. Para amenizar os impactos
ambientais negativos, a empresa deve implementar maneiras de evitá-los ou
compensá-los. Por exemplo, criar projetos que tenham impacto ambiental menor,
investir em alternativas saudáveis de acordo com a região e medir a quantidade de
carbono emitido pelos seus processos produtivos, adequando-se às normas
vigentes.
Pilar social
Diz respeito ao capital humano relacionado às atividades do
empreendimento, incluindo a comunidade, o público-alvo, os fornecedores e a
sociedade em geral. Compreende salários adequados à legislação trabalhista, ao
bem-estar e à saúde dos funcionários e de suas famílias, bem como o
desenvolvimento pessoal e coletivo. As empresas devem analisar como suas
atividades interferem nas comunidades, avaliando inclusive características
sociais como educação, lazer e segurança.
Pilar econômico
Inclui assuntos referentes à produção, distribuição e
consumo de bens e serviços, considerando os pilares ambiental e social.
Pressupõe-se que, para haver sustentabilidade, a empresa não pode lucrar ao
mesmo tempo em que devasta o meio ambiente ou proporciona más condições de
trabalho aos seus funcionários. Outro quesito importante é a competitividade
justa com os concorrentes no mercado.
FONTE:http://www.fragmaq.com.br/blog/conheca-sao-3-pilares-sustentabilidade-empresarial/
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