segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Escola pública do DF

Escola pública do DF faz mutirão para revitalizar nascente em Santa Maria

Ao todo, cerca 80 crianças da Escola Classe 116 participaram da mobilização. Para a professora Cirlene Caetano, além do impacto ambiental positivo, a ação também tem finalidade educativa para as crianças, que aprendem sobre meio ambiente e sustentabilidade. “É uma aula ambiental mesmo, para que eles percebam essa importância.”
A estudante de 10 anos Manuela Ribeiro ajudou a recolher o lixo e disse que é “preciso cuidar da natureza”. Hadriel Reis, de 11 anos, também participou ativamente: “aprendi que é importante manter a natureza viva e os animais também”.
Quem auxiliou a professora a conduzir os estudantes foi o técnico ambiental da administração regional conhecido como Sassá. Ele disse à TV Globo que desenvolve trabalhos de preservação desde os anos 1990.
“As nascentes dependem das plantas. As plantas são como os cílios dos nossos olhos para os córregos e rios.”
Segundo o professor de ecologia da Universidade de Brasília (UnB) José Francisco Gonçalves, este tipo de trabalho é essencial para ajudar as plantas a reter água nas raízes. Ele informou que processo de recuperação de uma nascente degradada por ação humana pode levar até cinco anos.
“Parte dessa crise hídrica é em função da degradação das margens dos rios”, disse. “[A recuperação das margens] é fundamental para aumentar o volume de água que há nas nossas bacias hidrográficas.”
A administração de Santa Maria informou que vai plantar 6 mil mudas de espécies nativas do cerrado até dezembro – a região abriga outras nove nascentes. A primeira etapa do plantio está marcada para ocorrer no dia 17 de novembro.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário