domingo, 4 de fevereiro de 2018

PLÁSTICO

Oceanos vão ter mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo

Já conhecidos como lixões do mundo, os oceanosestão cada vez mais cheios de plástico e outros resíduos que nós jogamos insistentemente na natureza. Estima-se que hoje existam 150 milhões de toneladas de plástico nos mares. Diversas iniciativas tentam reverter a situação. É o caso da coleção de roupa feita a partir de plástico resgatado do mar e da ONG Ocean Sole, que transforma chinelos velhos encontrados na praia em brinquedos.
Mesmo assim, se nossos hábitos não mudarem — com urgência! —, o oceano terá mais plástico do que peixes até o ano de 2050. É o que diz o estudo realizado pela Fundação Ellen MacArthur, em parceria com a McKinsey. A pesquisa foi divulgado no Fórum Global de Economia.
Segundo o documento, atualmente despejamos oito milhões de toneladas de plástico nos oceanos por ano — o equivalente a um caminhão de lixo por minuto. Esse número tende a piorar ano a ano. Em 2030 será o dobro e, em 2050, o quádruplo (!).
Não precisa nem dizer que todo esse lixo fora de lugar acaba impactando negativamente o ecossistema aquático. Imagina o quanto de plástico é ingerido acidentalmente por animais marinhos (muitas vezes também consumidos por nós!). Um ciclo extremamente nocivo à saúde — nossa e do planeta!
Foto: epSos .de/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário