domingo, 2 de setembro de 2018

Polícia Civil apreende 150 pássaros silvestres em Curitiba/PR.

Policiais da Delegacia do Meio Ambiente apreenderam nesta segunda-feira (21), 150 pássaros silvestres em Curitiba (PR). Eles estavam guardados em cativeiros em três locais diferentes – Vila Zumbi dos Palmares, Vila Fanny e Boa Vista. Dulcídio Ferreira de Matos, 38 anos, foi autuado por caçar, apanhar e utilizar espécimes silvestres. Pode ficar preso por 6 a 12 meses, além de estar sujeito a multas que variam de R$ 50,00 a 50.000,00 por animal. Os outros dois responsáveis pelos locais em que as aves foram encontradas comprometeram-se a apresentar licenças expedidas pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para a criação dos bichos e foram liberados.

Na casa de Matos, na Vila Zumbi, estavam 70 aves. Ele alegou que trabalha como porteiro e que os animais eram de seu filho, de 15 anos. “O menino era quem pegava os bichos, para colecionar e trocar com os amigos”, justificou. A versão não convenceu a polícia. “Estávamos atrás dele desde janeiro, quando recebemos uma denúncia de que ele pegava os animais com arapucas na Serra do Mar”, disse o superintendente Peter Otávio Costa.
Entre as espécies apreendidas, estavam curiós, periquitos, canários-terra, pintassilgos, pintagol e um papagaio. Também foram encontrados trinca-ferros e tico-ticos reis, considerados com maior risco de extinção. Todas as aves encontradas são típicas da fauna paranaense.
Todos os pássaros apreendidos serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres da PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Lá, biólogos decidirão quais têm condições de serem soltos e quais podem ser soltos.

Essa foi a maior apreensão de pássaros desde uma operação realizada pela Delegacia do Meio Ambiente, durante o último verão, no litoral paranaense. De 20 de dezembro de 2003 a 20 de março de 2004, os policiais recolheram 458 pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro ou comercializados na região.
Gazeta do Povo/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário