As oito categorias trazem fotografias impressionantes sobre a fauna, a flora e a interação entre animais e humanos. Confira os vencedores
O museu norte-americano de história natural California Academy of Sciences realiza anualmente um concurso de fotografia que premia as imagens mais belas da biodiversidade na Terra. Com oito categorias, a competição Big Picture envolve especialistas renomados que julgam imagens recebidas do mundo todo.
Segundo os organizadores do evento, os vencedores de 2020 ilustram as maravilhas do nosso planeta, bem como as ameaças que ele está sofrendo. Assim, as fotos têm o objetivo de inspirar a conservação do meio ambiente e proteger a vida terrestre.
Confira abaixo os ganhadores de cada categoria:
O grande prêmio – “Abrigo no local”
O principal vencedor é Andy Parkinson, apaixonado por dar voz aos animais a partir de suas imagens e revelar os desafios diários que eles superam apenas para sobreviver. A fotografia da lebre na montanha se encolhendo para armazenar calor foi tirada na Escócia, durante um dia de neve intensa.
Vida quática – “Casa Móvel Congelada”
A fotografia de Greg Lecoeur foi feita na Península Antártica. As focas carregam um bloco de gelo que derrete lentamente, liberando nutrientes críticos e fornecendo comida e abrigo. O fotógrafo francês tem como objetivo contar histórias para aumentar a conscientização sobre a conservação do oceano.
Vida selvagem terrestre – “Guepardo caçando em Maasai Mara”
A fotógrafa chinesa Yi Liu não é profissional, mas capturou o momento em que uma guepardo ataca uma presa na Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia. Por serem animais rápidos, Liu precisou de paciência e perseverança para conseguir o clique perfeito.
Vida aérea – “Um gole”
O biólogo e etmologista Piotr Naskrecki fotografou o exato momento em que um morcego mergulha no lago para matar a sede no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. Naskrecki trabalha na reconstrução do local, que ficou destruído após a recente guerra civil.
Paisagens, paisagens marinhas e flora – “Drosera”
Edwin Giesbers é fotógrafo profissional de natureza há 15 anos. A foto desta planta foi tirada na Reserva Natural de Hatertse Vennen, na Holanda. A drosera tem as folhas cobertas por um néctar que atrai insetos, mas, quando eles pousam para saboreá-lo, a planta envolve suas folhas ao redor, liberando enzimas digestivas que liquefazem suas presas.
A arte da natureza – “Descongelamento”
Capturada no Rio Tinto, na Espanha, a fotografia de Juan Jesús González Ahumada mostra camadas de sedimentos coloridos que produzem um efeito brilhante. Entretanto, por ser poluída, a água é inutilizável para as comunidades que vivem por perto.
Natureza humana – “Capturado por gatos”
O norte-americano Jak Wonderly acredita que a interação entre humanos e natureza é especial. Para retratar o impacto dos animais domésticos na vida selvagem, ele tirou esta foto que mostra alguns pássaros que não sobreviveram aos ataques de gatos. Para ele, é preciso que haja uma discussão sobre assunto para preservar as aves, reduzindo o número de mortes.
História fotográfica: “Coexistência – Guerreiros guardiões”
Esta imagem foi tirada em um santuário de animais no Quênia. A fotógrafa Ami Vitale já viajou para mais de 100 países para registrar as belezas da natureza e da humanidade. A imagem representa a relação entre o povo Samburu e a vida selvagem, no norte do Quênia.
Fonte: Revista Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário