segunda-feira, 1 de junho de 2020

Ferramenta on-line permite pesquisa sobre resíduos sólidos não urbanos no Brasil.

Painel da Geração de Resíduos no Brasil permite consultar dados sobre a geração de resíduos sólidos não urbanos em todo o território nacional, com base em informações de mais de 60 mil empresas.

Brasília (29/05/2020) – O Ibama lança nesta sexta-feira (29) uma ferramenta on-line que permite consultar dados sobre a geração de resíduos sólidos não urbanos em todo o território nacional. Produzido com base em informações de mais de 60 mil empresas, obtidas desde 2012 e disponíveis no Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP), o Painel da Geração de Resíduos no Brasil pode ser acessado neste link.

A ferramenta permite a busca de informações por unidade geográfica, atividade produtiva, tipo de resíduo gerado e pelo CNPJ das empresas declarantes. Também é possível personalizar consultas e gerar gráficos, mapas e tabelas que permitem visualizar o panorama da geração de resíduos sólidos não urbanos das empresas inscritas no Cadastro Técnico Federal (CTF/APP).

Já a caracterização dos resíduos por meio da Lista Brasileira de Resíduos Sólidos torna possível conhecer os processos produtivos em que esses resíduos foram gerados, assim como sua classificação de periculosidade. O Painel permite ainda consultar os endereços de 1.949 pontos de coleta de pneus inservíveis, que se encontram distribuídos por 998 municípios de todas as unidades da federação.

Concebido pela Coordenação de Controle de Resíduos e Emissões, vinculada à Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama, a ferramenta reflete o esforço institucional para promover a publicidade e transparência de dados e informações que possam contribuir com a gestão pública e incentivar o controle social.

Fonte: IBAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário