terça-feira, 9 de dezembro de 2014

AGUA

Água – Por que economizar?


Uma visão global da situação do Brasil em relação à disponibilidade de água

Detentor de aproximadamente 14% dos recursos hídricos disponíveis no planeta, o Brasil pode ser considerado um país rico quando a questão é água. Em contrapartida, a região Sudeste do país, composta de grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, abriga cerca de 40% da população brasileira e possui apenas 6% do total desta água. A situação é ainda mais preocupante quando o consumo anual do recurso chega a 356 bilhões de m³, número que garante ao Brasil o quarto lugar na lista dos maiores consumidores do mundo, atrás somente da China, Índia e EUA.
Consumo alto em condomínios
Segundo o Guia EXAME de Sustentabilidade 2012, até 2050, 4.8 bilhões de pessoas estarão em situação de estresse hídrico – quando o volume de consumo disponível por habitante é inferior a 1.700 m³ por ano, como indicado pela ONU. Neste cenário, o volume de água consumido em empreendimentos imobiliários vem sendo questionado, estimulando cada vez mais a estruturação adequada de condomínios com o objetivo de economizar e evitar desperdícios deste valioso recurso natural. No Rio de Janeiro, por exemplo, o gasto médio de água por dormitório em condomínios é de 500 litros/dia, ou seja, um apartamento de três quartos na cidade maravilhosa consome 1.500 litros de água por dia.
Futuro sustentável
Eleito internacionalmente o Ano de Cooperação pela Água, 2013 promete ser um ano de transformações. Iniciativas como hidrometração individualizada (medição e geração de uma conta de água para cada unidade, ao invés de uma só para todo o edifício), busca por vazamentos e campanhas de sensibilização e conscientização de economia começam a ser disseminadas em todo o país e já mostram resultados expressivos, tanto nas mudanças comportamentais como estruturais. Só uma sociedade consciente da importância de se compartilhar conhecimentos e boas práticas de economia de água pode caminhar para um futuro sustentável. E este é o nosso objetivo aqui, levar até você tudo que precisa saber para consumir de forma responsável a nossa mais preciosa fonte de vida natural.
FONTE: em Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário