Embalagens Tetra Pak: como e porque reciclar
Por Blog Condomínios
Entenda o que é e conheça os benefícios para você e o meio ambiente
Quem já é engajado ou ao menos procurou saber um pouco mais sobre a reciclagem de lixo e seus processos com certeza já ouviu falar em embalagens Tetra Pak. Mas você sabe o que isso significa? Pois bem, a Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e armazenamento de alimentos, com o objetivo de oferecer produtos mais seguros e ambientalmente corretos aos seus fornecedores e clientes. E hoje vamos falar um pouco sobre essas embalagens, tão presentes no nosso dia a dia, e como descarta-las corretamente.
O que é uma embalagem Tetra Pak?
Também conhecidas como “longa vida”, as embalagens Tetra Pak são cartonadas e compostas por seis camadas de diferentes materiais: polietileno, papel e alumínio. Esta composição cria uma barreira protetora que impede a entrada de luz, água, ar e micro-organismos, preservando as características originais dos alimentos como sabor, valores nutricionais e até mesmo aroma.
Por conta disso, os produtos embalados com Tetra Pak ganham um período vida maior e podem ser transportados sem refrigeração por mais tempo, contribuindo assim para economia de energia de caminhões frigoríficos e até mesmo da sua geladeira em casa na hora de armazenar os alimentos.
Material 100% reciclável
As embalagens Tetra Pak são 100% recicláveis: após o consumo elas devem lavadas com água, para retirar o excesso dos alimentos e separadas para serem recolhidas pelo programa de coleta seletiva da sua cidade, junto com os outros materiais recicláveis. Quem quiser saber onde descartar essas embalagens pode acessar a sua Rota de Reciclagem.
Parceria para coleta seletiva
Em parceria com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), a Tetra Pak vai doar doze equipamentos entre prensas hidráulicas, balanças eletrônicas, empaletadeiras e elevadores para três iniciativas de reciclagem do noroeste do Rio de Janeiro. Essas ferramentas, fundamentais para o trabalho nas cooperativas de coleta seletiva, estão sendo entregues esta semana nos municípios de Sapucaia, Carmo e Porciúncula.
“Por conta da nossa atuação regional, da parceria com o INEA e com as prefeituras, conseguimos rastrear as iniciativas mais necessitadas e acreditamos que os equipamentos ajudarão a agregar valor aos materiais recicláveis coletados” – afirma Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak.
Em 2013, mais de 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak foram recicladas, um incremento de 9%, se comparado a 2012. A expectativa é que, com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o volume de materiais reciclados aumente ainda mais.
Todos prontos para começar a reciclar suas caixinhas de leite, suco e molho de tomate? A Recicoleta é uma empresa que também faz o recolhimento dessas embalagens para fins recicláveis. Eles possuem projetos incríveis, que transformam essas embalagens em novos produtos como agendas, canetas, blocos de notas, cadernos etc. Vale a pena conferir e começar já a reciclar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário