domingo, 20 de maio de 2018

MMA recupera áreas degradadas no Piauí

O diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável e Combate à Desertificação do MMA, Valdemar Rodrigues, estará na região para apresentar como a estratégia será executada. Pela Urad, estão previstas medidas como a construção de barragens e técnicas de recuperação e conservação do solo, além do incentivo ao potencial produtivo dos moradores das comunidades. Também é prevista a construção de fogões ecológicos e unidades sanitárias.
As metodologias da Urad serão apresentadas, até quinta-feira (24), aos técnicos da Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí (Funpapi), que implementará a Urad na região. A organização foi selecionada por edital do MMA em cooperação com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Os recursos são do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), vinculado ao MMA.
A URAD
Lançada no ano passado, a estratégia já apresenta resultados em áreas rurais do sertão de Sergipe. Os assentamentos Florestan Fernandes e Modelo, no município Canindé de São Francisco (SE), contam, hoje, com nascentes recuperadas e barragens para evitar erosões, além de áreas de incentivo à Integração de Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Por meio da Urad, também foram construídos fogões ecológicos e cisternas em casas das comunidades.
As soluções propostas pela Urad são executadas a partir do engajamento e do envolvimento direto dos moradores. O diagnóstico identifica as potencialidades e os problemas enfrentados pela comunidade para definir como serão os trabalhos em cada região. A estratégia prevê a recuperação de área de pastagem degradada por meio de cordões de pedra, barragens sucessivas em pedra ou madeira, barragem subterrânea e outras iniciativas.
Fonte: MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário