Pelo oitavo ano consecutivo, o país realiza uma campanha para mobilizar voluntários para a retirada de lixo de praias, rios e lagos no país
No dia 28 de setembro, 52 mil voluntários dedicaram parte do seu tempo para limpar as fontes hídricas do Equador em 360 pontos de todo o país. A participação foi mobilizada pela campanha “Acción por el Planeta 2018”, liderada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Os voluntários conseguiram retirar 119 toneladas de resíduos, em aproximadamente 1.145 quilômetros de extensão que incluíram rios, lagos e praias do país andino. Entre o lixo, a maioria estava formada por garrafas, tampas e potes de plásticos, e pontas de cigarro.
O ministro do meio ambiente, Humberto Cholango, reforçou a importância da iniciativa para criar uma cultura de boas práticas. “Este é um compromisso conjunto que permitirá que nossos recursos hídricos se mantenham saudáveis para dar vida, para estas e futuras gerações”, afirmou.
Acompanhado do Ministro da Educação, Fander Falconí, o ministro Cholano comentou ainda sobre a participação de jovens que se somaram à campanha. A iniciativa é um incentivo para a toma de consciência sobre as práticas de conservação ambiental e redução de resíduos, através de um consumo sustentável.
“Temos um planeta saturado pelo plástico, que leva centenas de anos para se degradar, e por isso, hoje realizamos um ação positiva pelo planeta e nossos recursos hídricos”, disse Cholango.
A campanha “Acción por el Planeta” foi desenvolvida no marco do Dia Internacional de Limpeza de Praias, promovido pela ONG Ocean Conservancy. A iniciativa, realizada há mais de 30 anos, reúne comunidades para coletar e retirar lixo das praias em todo o mundo.
A FUNIBER patrocina o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais para profissionais que desejam uma formação de qualidade na área ambiental.
Foto: Todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário