segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Na China, a contaminação da fábrica causa óbitos, estudo sugere


Mais de 100 mil pessoas chinesas morrem por ano devido à contaminação das fábricas que produzem para consumo internacional

Um estudo publicado ontem na revista Nature  analisa a poluição do ar resultante da produção de produtos destinados ao comércio internacional, na China e os efeitos sobre a saúde dos chineses.
Para calcular a contaminação, os dados foram utilizados em partículas finas (PM 2,5) tomadas em todo o mundo em 2007. Essas partículas, com o tamanho inferior a 2,5 milésimos de milímetros, causam doenças respiratórias e cardiovasculares.
Entre as mortes prematuras relacionadas à poluição do ar em 2007, perto de 12% (411 mil) foram relacionadas a poluentes emitidos em outra região do planeta. E 22% das mortes (762.400) foram relacionadas à produção de bens e serviços em uma região a ser consumida em outra parte do planeta.
Durante uma coletiva de imprensa, Dabo Guan, pesquisador da Universidade de East Anglia, Reino Unido e um dos autores do estudo, lamentou que o consumo feito em alguns países cause efeitos negativos para a saúde de habitantes de outras partes do mundo. mundo
O estudo indicou que, para cada milhão de consumidores da Europa Ocidental, existem 416 mortes em outras regiões relacionadas à contaminação por PM 2,5. Já, o consumo nos Estados Unidos representa 339 mortes por cada milhão de consumidores.
Um dos pesquisadores do estudo, Qiang Zhang, da Universidade de Quingua em Pequim, explica que o "estudo calcula até que ponto a poluição do ar é um problema global em uma economia global". E ele propõe que os países desenvolvidos promovam o consumo responsável para mitigar os efeitos negativos sobre o meio ambiente. E os países em desenvolvimento devem melhorar a eficiência de suas economias para reduzir as emissões locais ", propõe.
Cerca de vinte cientistas de instituições líderes na China e nos Estados Unidos participaram do estudo, como a Universidade de Princeton , a Universidade de Pequim  e o Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Nos estudos na área ambiental , patrocinados pela   FUNIBER , os profissionais desenvolvem competências que permitem atuar na área da sustentabilidade.
Foto: todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário