terça-feira, 28 de abril de 2020

Antártida foi floresta tropical há 90 milhões de anos, sugere estudo.

Especialistas encontraram vestígios de raízes fósseis, pólen e esporos de plantas na região, indicando que o clima na época era bem mais ameno
Antártida foi floresta tropical há 90 milhões de anos, sugere estudo (Foto: Alfred-Wegener-Institut/James McKay)
Uma equipe de pesquisadores de diversas universidades europeias descobriu evidências de que, há 90 milhões de anos, existiam florestas perto da região onde hoje é o Polo Sul. De acordo com o artigo publicado pelos cientistas na Nature, o achado sugere que o clima naquela região do planeta era excepcionalmente quente à época.
O grupo chegou a essa conclusão após encontrar vestígios de raízes fósseis, pólen e esporos de plantas na Antártida Ocidental. Os especialistas analisaram o material orgânico e o compararam com espécieS de plantas existentes hoje em dia.
Segundo os pesquisadores, essa investigação lhes permitiu constatar não apenas que havia uma floresta no Polo Sul, mas também que o clima há 90 milhões de anos era mais quente do que se imaginava. Isso porque o trabalho sugere que os níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera eram mais altos do que o esperado, desafiando os modelos climáticos do período.
Os pesquisadores especulam que a floresta na região seria como a encontrada hoje na Nova Zelândia, com a temperatura girando em torno dos 12ºC. De acordo com a equipe, isso era comum até mesmo durente as noites polares, que duravam cerca de 4 meses.
“A preservação dessa floresta de 90 milhões de anos é excepcional, mas ainda mais surpreendente é o mundo que ela revela”, afirmou Tina van de Flierdt, uma das pesquisadoras, em comunicado. “Mesmo durante meses de escuridão, as florestas úmidas e temperadas foram capazes de crescer perto do Polo Sul, revelando um clima ainda mais quente do que esperávamos.”
Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário