sábado, 25 de novembro de 2017

MEIO AMBIENTE NO MEXICO

Manual para o manuseio de detritos após acidentes naturais


Um especialista defende a necessidade de desenvolver um plano de ação para prevenção e tratamento de resíduos após desastres naturais.

Os maiores desastres naturais causam demolições e ruínas, e geram uma grande quantidade de resíduos de construção . Muitas vezes esse desperdício precisa de um tratamento especial, pois pode afetar a saúde da população e prejudicar o meio ambiente.
Sandra Herrera Flores, especialista em gestão de resíduos e assessora do Programa de Gestão Industrial Urbana da Cooperativa Alemã para o Desenvolvimento Sustentável no México (TIZA) , defende que o tratamento dos escombros seja realizado após uma atenção particular.
Herrera destaca a importância de criar um plano com indícios do que precisa ser feito antes, durante e após a catástrofe natural, especialmente no caso dos terremotos. Comentando o terremoto ocorrido no México em 19 de setembro, ela diz: "Se houvesse um mapa de risco criado aqui, saberia quais laboratórios e indústrias químicas estão localizados na Cidade do México que poderiam ter resíduos perigosos e como deveriam ser Estes são tratados neste caso ", disse ele.
O especialista defende o desenvolvimento de diretrizes para todas as cidades, para que possam apontar medidas de prevenção e práticas de gestão. Estes manuais permitiriam  antecipar material local de alto risco, planejar a seleção e separação de resíduos e encontrar o saneamento adequado .
"Independentemente do lugar, o importante é proteger a umidade, ravinas, fluxos de rios, áreas naturais protegidas" para proteger o solo e recursos hidrográficos.
Também é importante manter o controle sobre os resíduos perigosos das casas demolidas. Materiais de limpeza, baterias, eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos, entre outros.
Para isso, o Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais do México apresentou um guia para orientar o tratamento desses tipos de lixo, informando sobre critérios específicos para o manejo adequado da demolição, que leva em consideração os tipos de localização, operação, saneamento e isolamento de espaços para eliminação final, uso e reciclagem.
Profissionais ambientais  podem ser treinados com programas de mestrado patrocinados pela FUNIBER  para colaborar na gestão de resíduos industriais e detritos.
Foto: Creative Commons  by Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário