quarta-feira, 22 de novembro de 2017

MEIO AMBIENTE

Conferência Distrital do Meio Ambiente debate questões hídricas no fim de semana

Além de 65 servidores do governo de Brasília, participarão 144 delegados — representantes da sociedade civil — eleitos nas pré-conferências que ocorreram de junho a outubro deste ano.
No sábado, os participantes debaterão as cerca de 340 propostas feitas durante as etapas prévias e, no domingo, escolherão 10 de cada eixo
Foram seis encontros prévios, divididos por região e bacia hidrográfica, para ouvir a população sobre questões ambientais e para colher sugestões dentro de seis eixos — clima; biodiversidade e Cerrado; educação ambiental, cidadania e participação; gestão territorial e gestão hídrica; resíduos sólidos, saneamento e saúde; e usos econômicos da água.
Os seis temas serão novamente colocados em pauta no evento do próximo fim de semana. No sábado, os participantes debaterão as cerca de 340 propostas feitas durante as etapas prévias e, no domingo, escolherão 10 de cada eixo.
Essas sugestões integrarão o relatório final da Conferência Distrital do Meio Ambiente, a ser encaminhado aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, elas servirão de base para a elaboração do Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente.
O secretário adjunto do Meio Ambiente, Carcius Santos, reforça que a conferência distrital é um evento de mobilização e conscientização.
Segundo ele, cerca de 750 pessoas participaram dos encontros preparatórios. Nos debates, foram elencadas diversas possibilidades de ter maior volume e qualidade de água no DF. “Discutimos como evitar novas crises hídricas, como economizar mais água e como recuperar nascentes.”
Tema é em alusão ao Fórum Mundial da Água
A escolha do tema desta edição do evento distrital também é uma forma de preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, marcado para 2018 em Brasília.
A Conferência de Meio Ambiente foi criada pelo Decreto nº 12.960, de 1990, que regulamenta a Lei nº 41, de 1989. A última edição ocorreu em 2013 e teve como tema resíduos sólidos
Fonte: Governo de Brasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário