sábado, 18 de novembro de 2017

MEIO AMBIENTE

Mudança climática é grande preocupação global, aponta estudo

Pesquisa em 38 países mostra que a mudança climática é principal preocupação para 61% das pessoas

Cada país tem a sua lista de assuntos emergenciais. Mas será que a humanidade conseguiria definir em comum quais são as principais preocupações? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, publicada recentemente, o terrorismo islamista e a mudança climática são as duas principais preocupações mundiais.
O estudo realizou uma enquete em 38 países, e na maioria das respostas (61%), a maior ameaça era a mudança climática. Em 13 países, a maioria na América Latina e na África, as pessoas indicaram inquietação em relação às questões ambientais.
A enquete apresentava oito categorias de ameaças: grupo terrorista, as mudanças climáticas globais, os ataques cibernéticos, a condição econômica global, o número de refugiados que deixam países como a Síria, a influência e o poder dos Estados Unidos, da Rússia e da China, separadamente.
Grande parte das respostas foram relacionadas às situações vividas em cada país. Por exemplo, lugares como a Alemanha e o Reino Unido, que sofreram uma série de ataques cibernéticos recentemente, apontaram este como o segundo maior problema.
Já a Grécia e a Venezuela, vivendo crises econômicas e políticas, disseram que as maiores ameaças são no tema da economia global. Já o tema dos refugiados se concentraram em países da Europa que vem recebendo uma grande parte de imigrantes refugiados nos últimos anos.
Mudanças Climáticas e apostas políticas
Como afirma Mariajo Caballero, do Greenpeace Espanha, é importante analisar a ameaça climática através das medidas políticas. No país, o governo espanhol vem apostando por sistemas de energia pouco sustentáveis. Nos Estados Unidos, o presidente se nega a reconhecer o fenômeno. E além dos efeitos na economia, como afirma, há outros tipos de fatores “como a segurança alimentar ou a hídrica que é muito clara. A lista derivada de seus efeitos é extensa”, escreve.
Neste ponto, a classe política tem um papel fundamental sobre os impactos das mudanças climáticas nas nossas vidas. A sociedade como um todo deve pressionar a classe política para que as ações relacionadas à proteção ambiental sejam efetivas e de interesse da população.
Os profissionais, podem se capacitar para atuar com melhores ferramentas, nas estratégias de gerenciamento de políticas públicas ambientais. Sugerimos o Mestrado em Mudanças Climáticas, patrocinado pela FUNIBER.
Foto: Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário